Para os desenvolvedores de software, a plataforma trouxe consigo um interessante nicho de mercado que é o desenvolvimento de aplicativos para ela.
Nesse artigo você vai aprender um tutorial que irá contemplar os principais pontos dessa área, através do desenvolvimento iterativo de uma aplicação de exemplo.
Tudo que é preciso na verdade é uma ideia, força de vontade de aprender e saber programar em Java. Você não necessita de um hardware (telefone) para isso. A grande maioria dos testes pode ser feito no emulador!
Além do mais o Android é uma plataforma de código aberto e o desenvolvimento de programas é amplamente incentivado pelo Google (e pela Motorola, como vamos ver no final do post).
A primeira coisa a fazer é montar seu ambiente de desenvolvimento. Ou seja, montar o ambiente padrão fornecido pelo Google. Para isso, você precisará seguir os seguintes passos:
- Instalar o Eclipse ( www.eclipse.org )
- Instalar o Android SDK ( developer.android.com/sdk )
- Instalar o ADT Plugin ( developer.android.com/sdk/eclipse-adt.html )
O Android Studio está disponível para Windows, MacOS e Linux. Para descarregaram a vossa versão, basta que acedam à página do projecto aqui.
Em alguns sistemas Windows, caso o java nao seja detectado, é importante que criem uma variável de ambiente para essa finalidade. Para isso basta ir as propriedade do “Meu Computado” > Propriedades > Propriedades Avançadas e depois aceder ao separador Variáveis de ambiente. e criar uma variável de ambiente do seguinte tipo:
JAVA_HOME
C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_21.
Como criar o primeiro programa em Android
Para criar o seu primeiro programa, você deve seguir os seguintes passos:Após instalar o Android Studio, basta executar o mesmo e em seguida escolher New Project.
Identifique o nome da aplicação . O modulo name, package name e project location são automaticamente preenchidos (o utilizador pode sempre mudar a informação para esses parâmetros).
Assim como também existem a possibilidade de indicarem para que versão do Android vão programar. Para este exemplo vamos considerar que vamos programar para o Android 4.4 (target SDK) mas com suporte desde o Android 2.2 (minimum required SDK).
Feito isso agora escolha do ícone
Escolha do ícone e parametrizações do mesmo
Escolha do tipo de atividade
Feito isso, em seguida escolhemos o modelo da atividade. Para isso vamos escolher blank activity que irá criar uma aplicação simples, sem qualquer modelo de navegação definido (este ponto é definido no passo seguinte, em additional Features).
Feito isso, basta esperar uns segundos ate que seja criada a estrutura da nossa aplicação.
E finalmente, basta carregar em Start para executar o emulador ou então descarregar a aplicação para um dispositivo real.
Fonte: Escola Android
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